Filed Under:  Beleza

Erros na rotina que podem atrapalhar os cuidados com a pele

Thiago Martins pontua quais são os erros mais comuns, como evita-los e como tratar adequadamente cada um desses problemas

Todos os dias surgem novidades no mundo da estética e dos dermocosméticos com o intuito de trazer tecnologias avançadas para cuidar da pele cada vez melhor. Pouco se fala, porém, sobre alguns erros que cometemos em nossa rotina e que podem atrapalhar todo esse processo. Eles devem e precisam ser evitados para que a epiderme fique mais saudável e consiga absorver de forma mais efetiva o skincare que tanto nos dedicamos a fazer.

Mas quais seriam eles? Para entender mais sobre o assunto, conversamos com o biomédico mineiro, mestre em Medicina Estética, Thiago Martins que pontuou quais são os erros mais comuns, como evita-los e como tratar adequadamente cada um desses problemas.

1- Não fazer uso do filtro solar
De acordo com ele, o campeão da lista, infelizmente, continua sendo a negligência com relação à proteção contra os raios UVA/UVB. “A exposição ao sol sem proteção pode levar ao envelhecimento prematuro da pele e aumentar o risco de câncer de pele. É fundamental que a proteção seja com fator superior a 30 e reaplicado a cada duas horas ou mais, de acordo com a necessidade do paciente.”
O profissional fala também da importância do uso do protetor solar com cor, que ajudam a ampliar essa “linha de proteção”, conseguindo proteger a pele da chamada luz visível.

2- Dormir com maquiagem
Deixar a maquiagem durante a noite, segundo o biomédico, pode obstruir os poros, causar acne e contribuir para o seu envelhecimento.

3- Espremer espinhas e cravos
“Esse hábito pode piorar a inflamação, causar cicatrizes e espalhar bactérias, agravando o problema.” O ideal, conta Thiago, é procurar ajuda profissional para entender a raiz do problema e quais as melhores formas de tratamento.

4- Não beber água suficiente
Um hábito muito negligenciado e que faz toda a diferença. O especialista ressalta que a hidratação interna é crucial para a saúde da pele. A falta de água pode fazer com que ela fique seca e sem brilho. “De nada adianta investir em produtos caros, se a quantidade de água estiver aquém.”

5- Não seguir uma rotina de cuidados com a pele
É muito importante ter uma rotina consistente de limpeza, tonificação e hidratação com produtos específicos para o seu tipo de pele. “Cada um de nós tem necessidades específicas. Usar produtos inadequados pode resultar em problemas como ressecamento, oleosidade excessiva ou irritação.

6- Fumar
O cigarro causa inúmeros malefícios para o organismo. Thiago pontua que o hábito contribui para o envelhecimento prematuro da pele, causando rugas e danos à elastina e colágeno.

7- Não prestar atenção à dieta
De acordo com o especialista, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é importante para a saúde da pele. Consumir alimentos processados e açúcar em excesso pode contribuir para o surgimento de problemas na epiderme.

8- Ignorar a área do pescoço e do colo
Por último e nem por isso menos importante, o biomédico pondera que muitas pessoas focam apenas no rosto ao cuidar da pele e esquecem de estender os cuidados para o pescoço e colo, que também mostram sinais de envelhecimento.



Comentários dos leitores (0)





Espaço Laser



Sem Parar