Filed Under:  Carros

Busca por carros elétricos novos cresce 357% em um ano

Pesquisas por modelos usados também apresentaram alta de 156% segundo novo levantamento da Webmotors

O mercado de carros elétricos no Brasil ganhou muitas opções mais acessíveis desde o ano passado. A chegada dos BYD Dolphin e Dolphin Mini , bem como GWM Ora 03 , fez o mercado de carros elétricos ficar mais acessível e vantajoso para muitos clientes. Segundo a Webmotors , a pesquisa por carros elétricos abaixo dos R$ 300 mil cresceram 357% em abril de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023.

Com diversas vantagens em relação aos carros a combustão, o preço ainda é uma grande barreira para a adoção de carros elétricos. Muitos usuários da Webmotors recorrem aos usados como possível alternativa. A pesquisa por carros elétricos de segunda mão cresceu 156% em comparação com o mesmo período.

Modelos mais caros, acima dos R$ 300 mil , também apresentaram crescimento, mas em proporções muito mais contidas. Segundo a Webmotors Autoinsights , a procura por modelos novos nessa faixa de preço aumentou 13% em um ano , enquanto entre os usados, foi apenas de 4% .

O aumento nas pesquisas também acontece nos emplacamentos. Segundo a Fenabrave , o carro exclusivamente elétrico mais emplacado em abril de 2023 era o Jac E-JS1 , com 34 unidades registradas. Um ano depois, o líder do ranking é o BYD Dolphin Mini , com 3.143 carros emplacados em apenas um mês, superando modelos mais tradicionais e mais espaçosos como Toyota Corolla , Volkswagen Virtus , Toyota Yaris .

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em abril de 2023 foram emplacadas 541 unidades de carros elétricos no país. Em 2024, o número cresceu para 6.508 unidades, um crescimento de 1.102%. Essa quantidade total de emplacamentos de modelos elétricos se aproxima do número de carros híbridos emplacados no mesmo mês (8.478).



Comentários dos leitores (0)





Unopar



Unopar