Filed Under:  Casa & Decoração

Aprenda como limpar parede sem danificar a tinta

Confira nossas dicas para deicar sua parede limpinha!

Tintas de parede são produtos bem sensíveis: não são todos os produtos que funcionam, nem todas as técnicas. Mas, elas têm uma facilidade muito grande de ficarem sujas e encardidas. Por isso, é importante saber o que usar e de que formas limpar a sua parede sem causar nennhum dano irreparável. Existem produtos especiais para isso e pessoas experientes para ajudar você a se livrar daquela mancha horrorosa que está te enlouquecendo!

Confira então nossas dicas e pare de enrolar para limpar a parede da sua casa!

Antes de começar a limpar uma parede suja, é importante identificar o tipo de tinta utilizada. As instruções variam para cada tipo de tinta: à base de água, lavável e fosca. Lembre-se, manchas devem ser removidas o mais rápido possível para evitar danos permanentes.

Tintas à base de água
Se a sua parede foi pintada com uma dessas tintas, você precisará de um pano úmido e detergente neutro. Com esses materiais em mãos, esfregue a parede suavemente, focando nas áreas mais manchadas. Evite usar esponjas, pois podem danificar a pintura.

Tintas laváveis
Como o nome sugere, a tinta lavável facilita muito a limpeza. Neste caso, você pode usar uma esponja. Misture água e detergente neutro em um balde e utilize essa solução para limpar a parede. Após a limpeza, remova o excesso de produto com um pano úmido.

Tintas foscas
Para limpar uma parede com tinta fosca, utilize os mesmos materiais da tinta lavável: água e detergente neutro. Contudo, é necessário ser mais cuidadoso ao esfregar a esponja. Faça isso lentamente e sem muita pressão. Depois de limpar, use um pano limpo para remover qualquer resíduo de produto.

Como limpar parede branca?
Agora, mãos à obra! Coloque uma playlist animada e vamos limpar aquelas paredes sujas! Veja algumas soluções simples usando produtos que você provavelmente já tem em casa.

Detergente neutro
Primeiramente, aqueça dois litros de água até que fiquem mornos. Adicione um pouco de detergente neutro, misturando até formar uma leve espuma. Coloque a solução em um borrifador ou use um balde. Use um pano de microfibra ou uma esponja macia, embeba na mistura e esfregue a parede levemente com movimentos circulares. Por fim, passe um pano úmido e limpo para remover o excesso de produto e deixe secar.

Detergente e bicarbonato
Se a sujeira for mais persistente, o bicarbonato de sódio é um excelente aliado. Misture um litro de água com um pouco de detergente neutro e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque a solução em um borrifador. Limpe a parede com movimentos circulares usando um pano de microfibra ou uma esponja macia. Seque a parede com um pano limpo.

Vinagre branco e água morna
O vinagre branco também é muito eficaz na limpeza. Misture dois litros de água morna com oito colheres de vinagre branco. Coloque a solução em um borrifador. Esfregue a parede com uma esponja macia ou um pano de microfibra. Depois, seque a parede com um pano seco.


Anhanguera

Comentários dos leitores (0)





Unopar