Filed Under:  Casa & Decoração

5 dicas para deixar sua casa aconchegante no inverno

Especialistas compartilham truques para tornar o ambiente confortável de maneira simples

Com temperaturas baixas, dias nublados e chuvosos, muitos brasileiros, acostumados com o clima tropical, optam por passar mais tempo em casa durante o inverno. Nesse período, a busca por conforto aumenta. Por isso, profissionais especializados em decoração, engenharia e paisagismo reuniram as melhores dicas para transformar sua casa em um refúgio aconchegante. Confira!

1. Mantas e cobertores

A arquiteta Juliana Barros aconselha levar os cobertores para a sala. “As mantas de tricô ou até mesmo as felpudas são super quentinhas, além de ser necessária só uma para se cobrir no sofá enquanto está assistindo a algum filme no fim de tarde ou recebendo os amigos que buscam se aquecer, é uma opção super em conta para quem quer ter um apartamento , uma casa mais acolhedora na época mais fria do ano”, diz.

2. Iluminação adequada

A iluminação desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente acolhedor. Conforme o engenheiro Pedro Pugliese, da Help Reformas, as luzes amarelas e as alaranjadas, que são tons quentes, têm o poder de proporcionar uma sensação maior de relaxamento. Além disso, elas criam uma atmosfera de acolhimento e tranquilidade . Por outro lado, as luzes brancas, normalmente recomendadas para espaços como cozinha, banheiro e lavanderia, podem gerar desconforto e até mesmo dores de cabeça.

3. Plantas sem necessidade de manutenção constante

Para decoração, as plantas secas e desidratadas são as mais recomendadas para a decoração durante o inverno. “Já que não possuem a necessidade de uma manutenção constante, por conta disso são ótimas opções para quem não tem tempo nem conhecimento para cuidar das plantas que geralmente pedem por grande atenção nesse clima . Essas plantas já estão desidratadas, então não precisam de regas, por exemplo. O único cuidado necessário é que não fiquem expostas ao sol, isso faz com que elas percam suas cores”, indica a paisagista Rayra Lira.

A especialista recomenda as plantas capim dos pampas, latânia, cortaderia e antúrios para deixar o local mais acolhedor e economizar. Rayra aconselha colocar as plantas dentro de vasos que fiquem em cantinhos, como perto de mesas e aparadores.

4. Montar um cantinho do café

“Um cantinho do café também é uma ótima opção. Coloque sua cafeteira dentro de um nicho ou de uma prateleira, seja no buffet que você tenha em casa ou até mesmo em algum aparador. É uma bebida de que faz com que as pessoas se aproximem, e aí a sensação de aconchego acontece. Essa ideia é ótima para ocasiões de reuniões com amigos e a família”, indica Juliana.

5. Vedar frestas em janelas

O engenheiro Victor Henriques, também da Help Reformas sugere o uso de fitas adesivas especiais para vedar frestas em janelas e portas, especialmente nos quartos e na sala. Ao aplicar essas fitas, impede-se a saída do calor acumulado durante o dia. “Muitas pessoas acabam optando por comprar aquecedores portáteis para enfrentar o frio, mas o uso da fita adesiva é uma opção mais econômica, que não resulta em um aumento excessivo na conta de luz”, conclui.


Anhanguera

Comentários dos leitores (0)





Unopar



Anhanguera
Unopar