Filed Under:  Alimentação

Ambiente pode influenciar na dieta? Nutricionista responde

Cada vez mais pessoas buscam uma vida saudável, porém, o ambiente pode ajudar ou atrapalhar, afirma a nutricionista Juliana Carvalho

O ser humano é marcado fortemente pela necessidade de se inserir na sociedade. Como consequência, os hábitos de vida adquiridos por cada um são diretamente influenciados pelo contexto social na qual está inserido. Os ambientes que fazem parte da rotina de cada pessoa seduzem e induzem o acatamento de determinados comportamentos.

Assim como acontece com os hábitos, a dieta também é rigorosamente impactada pelo ambiente em que as pessoas se encontram. Segundo a nutricionista Juliana Carvalho, isso acontece tanto para facilitar quanto para dificultar a adesão de uma alimentação saudável. Ela ainda explica que um regime bem planejado é diretamente influenciado por outros fatores. Além da influência da sociedade, o cenário econômico do país também pode favorecer ou atrapalhar.

“O ambiente em que vivemos é um dos gatilhos mais fortes do nosso comportamento. Após um dia longo, chegamos em casa cansados. Além da fome vem aquela sensação do ‘eu mereço’. Portanto, mesmo que exista o desejo de uma vida mais saudável ou de emagrecimento, nesse momento, o seu ambiente será decisivo. Se você não tiver boas opções provavelmente você irá optar por alimentos mais práticos e nem sempre será uma boa escolha alimentar”, afirmou.

As decisões dos alimentos não são tomadas somente com base na quantidade de calorias e nutrientes. Elas são definidas com base no conhecimento de cada um sobre a comida e a cultura do país e também no acesso e disponibilidade do alimento. O alimento também é motivo de lembranças e memórias tanto positivas como negativas que contribuem para as preferências ou recusas alimentares. Logo, a alimentação apresenta um aspecto psicológico que deve ser considerado na decisão de ingerir ou não determinada refeição.

“Mudar um processo alimentar não é simples, por causa desses diversos fatores que o envolvem. A formação de uma nova dieta impacta diretamente na vida pessoal de cada um. Portanto, o ambiente interfere na hora da decisão de uma alimentação. É necessário levar em conta todos os fatores apresentados aqui para começar uma dieta”, finaliza.



Comentários dos leitores (0)