Filed Under:  Beleza

6 dicas para manter os cabelos saudáveis no inverno

Especialista explica como manter os fios saudáveis e hidratados nos dias frios

Os cuidados com os cabelos devem ser redobrados durante o inverno, a fim de manter os fios saudáveis. Isso porque, com as baixas temperaturas da estação, os fios tendem a ficar secos, opacos e com frizz. No entanto, esses problemas podem ser resolvidos com alguns hábitos específicos. Por isso, o hair stylist e empresário Rodrigo Cintra, coapresentador do programa Esquadrão da Moda e idealizador do The Art Salon, lista algumas dicas. Veja!

1. Evite as altas temperaturas e o vento

Quando a temperatura cai, costumamos usar o secador com mais frequência e tomamos banho na água mais quente. No entanto, esses hábitos podem prejudicar a saúde capilar e, por isso, devem ser evitados durante esse período.

“Além de desbotar a cor, ambos ressecam os cabelos, deixam as cutículas abertas e os fios com toque bem áspero. Sem contar que estimulam as glândulas sebáceas, fazendo com a produção da oleosidade natural seja excessiva e deixe o couro cabeludo propenso a descamação. O vento também é um fator de dano, levando ao ressecamento”, garante o especialista.

2. Estabeleça um horário para tomar banho

Tomar banho primeiro e depois lavar o cabelo na água morna, essa pode ser a solução perfeita para evitar lavá-los com água quente. No entanto, se não conseguir, diminua o tempo no banho. “Veja qual é o melhor horário para você lavar os fios. Se for antes de dormir, vai ter que secar, uma vez que os fios molhados podem causar fungos no couro cabeludo”, revela Rodrigo Cintra.

3. Utilize condicionador e máscaras

Para manter os fios saudáveis nos dias frios, utilizar condicionador e máscaras de hidratação é essencial, pois esses produtos nutrem os cabelos, evitando o ressecamento causado pelas baixas temperaturas, conforme explica Rodrigo Cintra. “Acho fundamental manter os dois [nos dias frios], pois o condicionador trata das camadas da cutícula e a máscara, da parte interna do fio. É uma forma de você manter a integridade das madeixas”, indica o cabeleireiro e empresário.

4. Tenha cautela ao utilizar o xampu seco

O xampu seco pode até parecer uma ótima solução nos dias frios, no entanto, se utilizado em excesso ele também pode ser danoso aos fios. “Ele serve para uma emergência, para aquele dia de frio extremo e que você não conseguiu lavar os cabelos. Nada de usar frequentemente, pois ele pode contribuir com o ressecamento, principalmente do couro cabeludo, levando ao frizz e a queda”, orienta Rodrigo Cintra.

5. Use produtos específicos para o seu cabelo

Invista em xampu e condicionador para o seu tipo de cabelo. Além disso, hidrate com um creme específico de duas a três vezes por semana em casa. Se for preciso, potencialize os cuidados com tratamentos frequentes no salão.

6. Compre produtos de reparação e proteção para os fios

Rodrigo Cintra indica, antes de utilizar o secador ou difusor, aplicar um protetor térmico do comprimento às pontas do cabelo e finalizar com óleo de reparação, principalmente nas pontinhas. Aposte também naqueles CC Creams com ação antifrizz, já que eles criam um filme em volta do fio e ajudam a discipliná-los. Para aumentar a proteção dos cabelos, você ainda pode investir em séruns de nutrição intensiva com ação noturna, que agem enquanto você dorme e potencializam os cuidados nesse tempo frio.


Unopar

Comentários dos leitores (0)








*