Filed Under:  Beleza

Cinco dicas para acabar de vez com o frizz dos cabelos

Alguns cuidados com os fios são importantes para combater esse problema

O frizz é um incômodo para muitas mulheres e, às vezes, parece uma missão impossível combatê-lo, principalmente quando os devidos cuidados não são adotados. Uma das principais causas do fenômeno está relacionada à umidade do ar. Por exemplo, quando o cabelo está poroso e ressecado, tende a buscar água no ambiente e, em contato com essa umidade, se repele, causando o frizz.

No entanto, uma boa notícia é que problemas desse tipo podem ser evitados, basta adotar alguns hábitos certos. A fim de te ajudar nessa tarefa, a marca holandesa de cosméticos profissionais para cabelo Keune Haircosmetics lista o que você deve fazer. Veja!

1. Evite lavar os fios com água quente

A água quente remove a oleosidade natural do couro cabeludo e dos fios, deixando os dois desprotegidos. O couro cabeludo torna-se ressecado e acaba descamando, facilitando a entrada de microorganismos oportunistas, podendo agravar casos de caspa, dermatites e irritações.

“A água quente acaba tirando parte da camada lipídica, tanto do couro quanto do fio, provocando ressecamento. Isso causa dor, incômodo e coceira”, comenta Pedro Guimarães, cosmetólogo e educador da Keune Haircosmetics. Os fios, sem proteção natural, ficam mais sujeitos às agressões externas.

2. Não esfregue o xampu

Quando o cabelo está úmido, está em seu momento mais frágil, uma vez que suas ligações químicas estão interagindo com a água. Isso o deixa mais sujeito a rupturas e quebras. Esfregar os fios gera atrito, que pode deixar o cabelo mais embaraçado e com cutículas abertas e danificadas. Desse modo, os fios ficam sensíveis aos agentes externos que causam danos, como o frizz.

O xampu deve ser aplicado no couro cabeludo, massageando em movimentos circulares. Na segunda lavagem, aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie até formar espuma. Essa espuma pode ser conduzida para o comprimento e pontas de maneira gentil e suave, utilizando as pontas dos dedos para espalhá-la pelos fios, evitando criar atrito. Os ingredientes ativos do shampoo farão a limpeza de modo suave, sem embaraçar os fios, facilitando o desembaraço depois.

3. Utilize toalhas de microfibras

Toalhas de microfibra absorvem a água de modo mais rápido, sem que você precise esfregar o cabelo no tecido ou apertar a fibra. O resultado é menos abertura cuticular e menos quebra por atrito e tração, o que colabora para evitar o frizz. Em cabelos cacheados, as toalhas de microfibra ainda colaboram para cachos mais definidos.
Utilizar leave-in ajuda a proteger os cabelos (Imagem: Puhhha | Shutterstock)

4. Invista em um leave-in

Nos passos anteriores, protegemos a estrutura e evitamos desgaste desnecessário da fibra capilar. Agora é hora de protegermos o cabelo. Assim como, em dias frios, por exemplo, nos agasalhamos e hidratamos mais a pele e os lábios para criar uma barreira de proteção, é importante fazermos isso com os fios também. Além de ajudarem a desembaraçar os fios, os leave-ins possuem ativos que controlam o arrepiado e criam uma barreira em volta do cabelo para que ele fique protegido.

5. Aplique sérum reparador

Se você tiver cabelo quimicamente tratado, aplicar um sérum reparador no comprimento e nas pontas é uma das melhores soluções para manter os fios saudáveis. Isso porque cabelos sensíveis precisam de proteção e tratamento extra para permanecerem saudáveis.


Unopar

Comentários dos leitores (0)








Unopar