Filed Under:  Beleza

Confira 6 mitos e verdades sobre a calvície

Problema atinge principalmente os homens e pode afetar a autoestima

Perder o cabelo é algo que realmente pode afetar a autoestima e despertar várias preocupações, ainda mais com a quantidade de informações falsas que contribuem para que diversos mitos sobre a doença se espalhem. Ligada ao hormônio testosterona, a calvície, ou alopecia androgenética, atinge principalmente os homens.

De acordo com um levantamento feito pela Uebel, referência mundial no assunto, houve um crescimento de 20% de homens antes dos 30 anos com problemas de calvície durante os últimos cinco anos. Pensando nisso, a Omens – plataforma dedicada à saúde e ao bem-estar dos homens – separou uma lista com mitos e verdades sobre a calvície. Confira!

1. O consumo diário de refrigerantes pode aumentar o risco de calvície?

Verdade . O consumo exagerado dos açúcares presentes nos refrigerantes pode resultar na danificação dos vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo, aumentando o risco da queda de cabelo em até 57%, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China.

2. Apenas homens mais velhos são atingidos pela calvície?

Mito . Apesar de os homens mais velhos serem os mais acometidos, adolescentes também são comumente afetados. A calvície não é causada pelo envelhecimento, porém, quanto mais velho, maior sua chance de ser afetado por ela.

3. Raspar a cabeça evita a calvície?

Mito . É comum ver homens raspando a cabeça assim que começam a notar a perda de cabelo, a fim de estimular o crescimento dos fios. Raspar a cabeça pode resultar na irritação do couro cabeludo e levar ao nascimento de fios ainda mais finos, correndo o risco de deixar a calvície ainda mais aparente.

4. A alimentação afeta o cabelo?

Verdade. Uma dieta equilibrada é a chave para a saúde em geral. Uma vez que a saúde capilar também depende da atuação de alguns nutrientes específicos, a falta de vitaminas pode ser extremamente prejudicial.

5. Calvície é herança genética?

Verdade . A herança genética exerce grande influência para o desenvolvimento de calvície. De acordo com pesquisadores, se a mãe ou o pai é acometido pela condição, há 50% de chance de o filho ter também. Caso os dois sofram com o problema, há 75% de influência.

6. O uso de boné pode causar calvície?

Mito . O uso de boné não tem influência na calvície, contudo bonés apertados bloqueiam a circulação sanguínea que estimula o crescimento do cabelo . Caso o cabelo seja oleoso, é possível acontecer uma descamação do couro cabeludo, o que prejudica a saúde dos fios.


Sem Parar

Comentários dos leitores (0)








Sem Parar
Anhanguera
Sem Parar