Filed Under:  Beleza

Como ter uma rotina básica de skincare?

Especialistas dão dicas dos produtos indispensáveis no cuidado com a pele

Os últimos anos marcaram uma verdadeira revolução no mercado de cuidados com a pele. A onda de autocuidado nas redes sociais e as mudanças de hábitos trazidas pela pandemia transformaram os produtos para pele em um verdadeiro fenômeno da indústria da beleza: segundo o relatório Mordor Intelligence, o mercado de skincare deve crescer 4,69% por ano até 2026.

A indústria do skincare está crescendo e, com ela, a produção de conteúdo de influenciadores digitais nesse ramo. Entre uma quantidade arrebatadora de séruns, cremes para os olhos, hidrantes para os lábios, máscaras faciais e protetores promovidos diariamente nas redes, surge a dúvida: qual a rotina de skincare necessária (e básica) para uma pele de uma pessoa jovem?

Ao invés de garantir o último item da moda promovido por um influenciador qualquer, o conselho dos médicos da área é a consulta até um dermatologista, que pode desenvolver uma rotina específica para cada tipo de pele. Mas, em linhas gerais, existem produtos que são realmente indispensáveis na hora de cuidar do rosto.

“A pele que não tem nenhuma preocupação específica pode ter uma rotina super básica, ela não precisa de muitos produtos. A gente precisa de uma boa limpeza com um sabonete específico do tipo de pele, hidratação e proteção solar”, resume a médica dermatologista Natália Venturelli.

Passos

Para começar uma rotina de sucesso, é muito importante iniciar com a limpeza de pele. Ela ajuda a remover a sujeira, a oleosidade e as impurezas do rosto, preparando-o para os próximos passos da rotina. É importante escolher um produto de limpeza que seja adequado para o seu tipo de pele: existem opções de limpeza em gel, em creme, em espuma e até em óleo.

Natália conta que a limpeza pode ser feita pelo menos duas vezes ao dia – uma vez de manhã e uma à noite. “Esse valor pode variar, se, por exemplo, se você faz atividade física no meio do dia. Nesse caso, pode limpar novamente sem nenhum problema”, conta a médica.

Mesmo que uma pele seja muito oleosa, não é recomendável exceder as lavagens diárias indicadas pelos dermatologistas. “Não é aconselhável lavar o rosto várias vezes, porque você vai ter um efeito rebote de produção de mais oleosidade”, afirma a dermatologista Kaline Ferraz.

Depois de higienizar o rosto, o próximo passo a ser seguido é a hidratação, fator essencial para manter a pele saudável e bonita. Ela ajuda a manter a umidade da pele e a prevenir a desidratação, o que pode levar a uma pele seca, escamosa e até mesmo com rugas precoces. Esse produto deve ser aplicado diariamente, de manhã e à noite, após a limpeza da pele.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que a pele oleosa não precisa de hidratação, mas, como apontam as especialistas, isso não é verdade. Quando a pele fica desidratada, o corpo produz mais óleo para compensar a perda de umidade, o que pode levar a uma pele ainda mais oleosa e propensa a acne.

“Quando a gente vai hidratar o rosto, a gente tem que saber qual o nosso tipo de pele. Se eu tiver uma pele oleosa, eu vou buscar hidratante em gel, textura que não vai pesar no rosto. Já uma pele seca precisa de uma base mais pesada para que a gente consiga fixar essa hidratação”, retoma Natália.

Para finalizar essa rotina básica, basta aplicar um protetor solar, item que é particularmente importante para proteger o rosto dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais do sol. Os raios UV podem causar danos à pele, incluindo queimaduras solares, rugas precoces, manchas escuras e, em casos graves, até câncer de pele. Mesmo em dias nublados ou com baixa luminosidade, a exposição à luz solar pode afetar, sim, a saúde da pele.

O rosto é uma das áreas mais expostas ao sol e, portanto, é especialmente vulnerável aos danos causados pelos raios UV. O uso diário de um protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 pode ajudar a prevenir esses danos e manter a pele saudável.

Além de proteger a pele dos danos UV, o protetor solar também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. A exposição aos raios UV pode causar a quebra de colágeno e elastina, proteínas que ajudam a manter a pele firme e jovem. O uso regular de protetor solar pode ajudar a prevenir essa quebra e manter a pele com uma aparência mais jovem por mais tempo.

“Quando a gente vai aplicar existe a regra pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chamada a regra da colher de chá. Para o rosto, aplicamos meia colher de chá, ou uma colher de chá inteira para rosto, cabeça e pescoço.”

Com os três passos básicos para o cuidado com a pele, é possível ter um rosto saudável com poucos gastos.


Sem Parar

Comentários dos leitores (0)








Unopar
Sem Parar
Sem Parar