App usa IA para clonar sua voz e atender ligações para você
Aplicativo de gerenciamento de chamadas ganhou função para clonar a voz do usuário e atender ligações com a IA
O aplicativo Truecaller lançou uma proposta diferente para lidar com ligações indesejadas: é possível clonar a própria voz e usá-la num assistente de IA que atende as chamadas em seu lugar. A novidade usa a tecnologia do Azure AI Speech, da Microsoft , e foi anunciada durante a Microsoft Build deste ano.
O AI Assistant do Truecaller é um recurso que atende ligações automaticamente e conversa com a pessoa do outro lado da linha — o objetivo é decidir se a chamada é urgente, para então repassá-la ao usuário, ou pedir para a pessoa entrar em contato por e–mail ou ligar mais tarde. Antes, a ferramenta usava alguns modelos de áudio padronizados, mas agora é possível personalizar e clonar a fala de cada pessoa.
O recurso funciona da seguinte maneira: o usuário grava um pequeno trecho exibido pelo app e em seguida o Azure AI Speech identifica os padrões e monta um clone digital para o Truecaller. Depois disso, todas as ligações são atendidas pelo assistente, que se identifica como uma versão digital da pessoa e conversa rapidamente.
O aplicativo ainda não informou se os dados sobre a voz são armazenados localmente no dispositivo.
Disponibilidade
O recurso está disponível apenas para assinantes da versão paga do Truecaller e inicialmente foi liberado para testes nos países África do Sul, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Índia e Suécia. Após essa etapa, a empresa prevê liberar a ferramenta para mais países.
O resultado parece vindo de um futuro distópico de ficções científicas, mas remete a uma realidade cada vez mais frequente com a IA generativa. No ano passado, a empresa HeyGen anunciou uma ferramenta para traduzir vídeos para outro idioma enquanto mantém a voz da pessoa , por exemplo.