Honda mostra o SUV e: Concept, seu primeiro puro elétrico
Montadora anuncia saída da Fórmula 1 para focar em pesquisas e desenvolvimento de veículos autônomos e eletrificados
Marcas como a Porsche e a Audi estão deixando as competições com veículos a gasolina para se concentrar nas corridas elétricas, especialmente a Fórmula E. Agora, a Honda anunciou que se retirará em definitivo da Fórmula 1 para investir em pesquisas de células de combustível e criar veículos puros elétricos a bateria, como o SUV e: Concept mostrado no Salão do Automóvel de Pequim.
A Honda aproveitou este evento para mostrar o seu primeiro SUV 100% elétrico inicialmente previsto para o mercado chinês. Entretanto, a montadora não revelou maiores detalhes da especificação técnica ou um plano definido para colocar o SUV elétrico em produção.
Visualmente, o modelo tem um apelo de design futurístico. Combina elementos de um hatchback com altura do solo de um SUV. O veículo mostrado em Pequim tem linhas retas e uma iluminação totalmente feita por LEDs.
“O SUV é um modelo de conceito que indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico puro da marca Honda, a ser introduzido na China”, diz a montadora.
Por sua vez, na América do Norte, a Honda anunciou ainda uma aliança com a General Motors para o compartilhamento de plataforma de novos veículos e motores, exclusivamente para esta região. A parceria inclui o desenvolvimento em conjunto de baterias, carros autônomos e dois novos carros 100% elétricos, que deverão ser vendidos na linha 2024.
Globalmente, a Honda diz continuará acelerando o aprimoramento de sua linha de veículos eletrificados, incluindo modelos híbridos. A empresa planeja apresentar globalmente mais de 20 novos modelos EVs até a metade desta década.
Ainda sob os efeitos do novo coronavírus em todos os continentes, o Salão do Automóvel de Pequim é o primeiro grande evento automobilístico mundial. Essa mostra de veículos teve como foco os carros elétricos, já que o mercado chinês é o maior do mundo para esse tipo de veículo.
Na F.1, a Honda continuará fornecendo motores para a Red Bull Racing e a Scuderia Alpha Tauri apenas até o final de 2021. Nas duas últimas temporadas, o motor da Honda obteve 3 vitórias em 2019 e 2 até agora em 2020.
A marca japonesa tem uma longa história na F.1 desde 1960. O maior sucesso da marca foi a parceria com a equipe McLaren e o piloto brasileiro Ayrton Senna. Os números registrados são impressionantes: 80 Grandes Prêmios, 30 vitórias, 45 poles positions, 48 pódios e 3 títulos mundiais em 5 temporadas disputadas. Uma fantástica história difícil de ser igualado.