É seguro fazer peeling caseiro? Veja o que dizem especialistas
Conversamos com dois dermatologistas que explicam os perigos do peeling caseiro e os motivos para esse tratamento dever ser feito apenas por alguém especializado
A ideia de fazer tratamentos caseiros para economizar dinheiro é muito tentadora. Contudo, não é todo procedimento que pode ser realizado em casa. É preciso ter cuidado com o uso de certas substâncias, caso contrário é possível que um procedimento que era pra deixar a pele mais bonita e saudável acabe causando o efeito oposto.
Em um grupo do Facebook, uma das participantes mostrou como ficou sua pele após fazer o tratamento em casa. Sua pele ficou manchada e inchada. Agora a usuária faz até uma vaquinha para conseguir pagar o tratamento .
Para explicar os riscos de fazer um peeling caseiro pode acarretar, os dermatologistas Lais Leonor e Franklin Veríssimo, em entrevista ao Delas, explicam o que pode dar errado e quais as alternativas seguras para cuidar da pele em casa.
O que é um peeling?
Segundo Veríssimo, o peeling gera a descamação da pele e é feito para rejuvenescer e clarear as manchas. Esse tratamento pode ser feito por meio de substâncias químicas ou a laser. Entre seus benefícios estão a renovação da pele melhorando a textura, brilho, clareando manchas e suavizando rugas finas, deixando-a com aparência mais jovem”, acrescenta o especialista.
Porque ele não pode ser feito em casa?
O tratamento deve ser feito com indicação médica e por profissional capacitado que também deve dar toda orientação específica de cuidados para o momento pós procedimento. A dermatologista explica que por haver várias preparações, ativos ácidos e etapas profissionais envolvidas, o peeling não deve ser feito de maneira nenhuma em casa, pois pode causar intoxicação e processos alérgicos.
“Peelings feitos indevidamente principalmente em peles sensíveis podem causar efeitos adversos, como irritação, alergias, manchas, bolhas, feridas e até queimaduras. Para o tratamento de complicações, existe cremes cicatrizantes e restauradores da barreira epidérmica e despigmentantes em caso de manchas. A tecnologia do laser é uma grande aliada também”, explica Leonor.
O que eu posso fazer em casa?
Se você quiser fazer um tratamento para obter efeito semelhante ao do peeling em casa, existem opções seguras e prontas, como a máscara facial que remove de forma suave as células mortas e impurezas.
“Existem também produtos que induzem a renovação celular por meio da remoção da primeira camada da pele a base de ácido retinoico, ou derivados como retinol ou retinoaldeído; o ácido salicílico; e o ácido glicólico, que para uso caseiro têm baixas concentrações”, recomenda